14 de junho de 2013

Posted by Jan Rosê on 10:56 No comments
Conforme combinamos, hoje daremos o 1º passo em busca de uma boa educação financeira!

Como dissemos na postagem anterior, esse é um assunto que certamente mudará sua vida para MUITO MELHOR!

E nada melhor que iniciar com uma boa organização, esse é o 1º passo:
ORGANIZAR SUA VIDA FINANCEIRA!

O sonho de qualquer pessoa é ter uma vida equilibrada, poder comprar o que quiser a hora que quiser e ainda sobrando algum dinheiro para guardar/investir. O problema é que a grande maioria das pessoas não vive nessa situação, bem pelo contrário, vivem em uma situação difícil e com muitas dívidas, justamente por não terem organização e educação financeira.

A ótima noticia é que organizar sua vida financeira não é uma tarefa difícil, na verdade, é bem simples, e abaixo vamos passar algumas dicas, que se colocadas em prática, certamente te guiará para o sucesso financeiro.


O objetivo dessas dicas é mostrar que qualquer pessoa pode fazer isso, independente de quanto ganha por mês.

1º Dica: Defina objetivos Financeiros:
De nada adianta saber o que e como fazer se você não sabe aonde quer chegar. Para quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve. A definição de objetivos financeiros permite você transformar seus sonhos em valores monetários, onde você saberá exatamente quanto precisa e quanto falta para seu objetivo. É importante que seus objetivos sejam racionais, escolha, primeiro, os objetivos mais importantes para melhorar sua saúde financeira e também leve em consideração os conflitos que suas escolhas causará. Será que trocar de carro beneficiará mais pessoas a sua volta do que comprar sua casa própria? (exemplo). Tenha consciência que seu maior aliado para alcançar seus objetivos será o TEMPO. Foco nos seus objetivos, aliado ao tempo, e ao seu trabalho, é sucesso garantido!


2º Dica: Elabore seu orçamento:
Após definir seus objetivos financeiros, siga à risca seu orçamento, geralmente a elaboração de um orçamento é feita em 3 passos: (1) Identifique como você está gastando seu dinheiro atualmente (2) Avalie seus gastos atuais e defina metas de despesas que levem em conta seus objetivos definidos na 1º DICA (3) Acompanhe de perto suas futuras despesas  para assegurar que estejam dentro do planejado. Para você que trabalha com vendas, e não tem um ganho mensal fixo, funciona da mesma forma, porém terá que acompanhar e alterar seu orçamento conforme as vendas do mês. A vantagem é que em meses de maior venda você terá mais dinheiro e poderá guardar/investir para se aproximar ainda mais de seus objetivos financeiros.


3º Dica: Controle suas Dívidas:
Manter o controle de suas dívidas é essencial para o sucesso do seu planejamento.
É importante ter a consciência que existem as dívidas boas (financiamento da casa própria (exemplo) e as dívidas ruins (dívidas com cartão de crédito), sendo necessário se livrar das dívidas ruins o quanto antes. E sempre comece pagando as dívidas que tenham os juros maiores.



                                                                                     
4º Dica: Faça uma reserva de emergência: Como o dia de amanhã a Deus pertence, e não sabemos o que está por vir, nada melhor que estar preparado caso algum imprevisto aparecer. O objetivo de ter uma reserva de emergência é justamente para se preparar para emergências financeiras, como algum problema de saúde, algum gasto extra que não estava no seu orçamento, etc.
É importante ter tranqüilidade em momentos como este e uma reserva de emergência garante isso.
Mas lembre-se, a reserva de emergências é somente para emergências.



5º Dica: Tenha Disciplina: Acreditamos que essa é a dica mais valiosa, todas as outras são importantes, mas sem disciplina é impossível seguir um planejamento e alcançar o sucesso.
Muitas vezes por falta de disciplina, sabotamos nosso próprio plano, deixando de investir ou guardar o dinheiro que havíamos programado, gastando mais do que havíamos previsto. Isso pode causar grandes danos nos seus objetivos financeiros.




6º Dica: Seja Equilibrado: O principal objetivo em organizar sua vida financeira é viver bem tanto no presente quanto se preparar para estar bem no futuro.
Ao investir nosso dinheiro, devemos investir o montante entre objetivos em curto prazo (viajar ou trocar de carro), mas também os de longo prazo (aposentadoria).
Entre viver e juntar dinheiro, fique com os dois (abordaremos esse tema em uma próxima postagem).



Lembre-se, invista em sua educação financeira, é fundamental ter uma base sólida para poder chegar em seus objetivos, sem dúvida, qualquer valor gasto com sua educação financeira não é um custo mas sim um investimento.
Recomendamos a leitura do livro “Pai Rico, Pai Pobre” e “Os segredos da Mente Milionária”
Comece hoje. Quanto mais tempo você levar para identificar seus objetivos financeiros e começar a trabalhar neles, maior será a dificuldade para alcançá-los. Além disso, o tempo ficará contra você e o TEMPO deve estar ao seu lado sempre.

De o primeiro passo, por menor que ele seja, o levará a um lugar diferente do que você está.


Sucesso sempre!
Família Empresarial Jan Rosê!
Reactions:

0 comments:

Postar um comentário

Dúvidas, comentários e sugestões, deixe aqui!